domingo, 18 de março de 2018

Pretorian BIKE RACE


Está feito o Pretorian Bike Race, não foi fácil, de todo, para mim e também saio de lá com um sabor amargo, por tudo!
As condições climatéricas estragaram quase tudo, chuva, frio, neve, enfim...

Excelente organização que esteve à altura deste enormíssimo evento internacional UCI e todos sabemos que não é fácil trazer um evento desta envergadura para o nosso país. Estiveram 16 países representados no Pretorian Bike Race!

A preocupação da organização foi colocar, sempre, a segurança dos atletas em primeiro lugar, vi isso de perto e isso diz tudo!

A primeira etapa, de sexta -feira, decorreu com um intenso frio e chuva, o tempo esteve horrível mas a etapa foi concluída. 

No inicio da noite e durante a madrugada as condições agravaram-se, com muita queda de neve acima dos 700 metros, não houve condições para a etapa principal ser realizada. Só para terem noção a altimetria ia acima dos 1.000 metros, não estavam reunidas as condições de segurança mínimas (risco de quedas, hipotermia, etc.) e as estradas estavam inacessíveis até para as equipas de abastecimento e salvamento. 
Em reunião de comissários, com a organização e a força policial foi decidido alterar a etapa dos 82 km para um novo contra-relógio, semelhante e no mesmo percurso do primeiro dia, aumentando substancialmente a dificuldade e a quilometragem.

Com expectativas da melhoria do tempo, foi decidido manter a terceira etapa, reduzindo a quilometragem e eliminando a zona de cota máxima, que seriam os 1.100 metros. A partida foi alterada para as 10 horas e tudo corria dentro da normalidade até que por motivos alheios à organização, a frente da corrida perdeu-se, inclusive eu também (por distracção minha) mas voltei a trás e segui novamente o percurso até à linha de meta, onde vim a saber que a corrida tinha sido anulada/boicotada/colocada em stand by ou o que quiserem chamar porque houve pessoal que se perdeu e não retomou a corrida gerando uma imensa confusão junta da ZA 2 segundo depois vim a saber.

Nestas circunstâncias e porque pouco haveria a fazer, o colégio de comissários decidiu anular a etapa de hoje, domingo dia 18. Mesmo na insatisfação (genuína) de quem efectuou todo o percurso, os prémios foram atribuídos tendo em conta os dois contra-relógios de sexta (16) e sábado (17).

Tenho muita pena que tenham ocorrido todos estes percalços pois conheço razoavelmente bem a zona e quem participou não pôde conhecer um quinto do que esta terra tem para dar e proporcionar, ao nível da natureza, para os amantes de mountain bike. Tresminas, Vale de Jales, Serra da Padrela, Bornes de Aguiar, o parque eólico, sítios lindíssimos que não houve oportunidade de serem visitados.


Um forte abraço para TODOS os elementos que ajudaram a levantar este evento pois, para mim, merecem todo o meu respeito! Contudo não podemos agradar a todos, creio que acabaram por tomar a melhor opção (mesmo tendo sido prejudicado pois conclui a prova na totalidade), e os que não aceitaram e/ou não respeitaram a decisão dos comissários gostava que se colocassem na situação dos comissários e organizadores.

Pessoalmente tinha boas expectativas, além de me divertir, tenho-me sentido bem com a minha condição física actual e esperava bons resultados. É verdade que obtive um excelente lugar classificativo tendo conta os adversários mas soube a pouco... por causa de tudo.
É um facto que eu e o frio intenso não nos damos bem mas nunca me tinha sentido assim, parecia que tinha pedra nos pés e pernas de tão inchados devido ao frio, minha nossa!


Um enorme agradecimento:
À Casa Fontes por toda a dedicação e pela simpatia de sempre,  têm de ir conhecer este bike-hotel e assim ainda aproveitam para dar uma volta pelos magníficos trilhos para BTT ou mesmo aproveitar as excelentes condições para o ciclismo de estrada. 

À Progold que através do importador para Portugal me fizeram uma visita de surpresa ao saberem que estava por lá.

A todos os meus parceiros, obrigado! Estamos na luta e com a vossa ajuda tudo é possível!

Ao team dos amigos do Pedras Bike um enorme abraço e um até já ;)









Sem comentários:

Enviar um comentário