domingo, 26 de abril de 2015

Taça XCM Vila.Real Valpaços-Rota do Folar-26/04/2015

Bem cedo saímos da Casa Fontes pois ainda tínhamos alguns km pela frente antes de chegar a Valpaços. Eram 7h00 já estávamos todos sentados à mesa para um magnífico p.a. já característico da Casa Fontes.

Mais uma prova da  Taça de Maratonas de Vila Real nos esperava. Preparar tudo, fazer o secretariado (com p.a. disponível para os participantes) e tentar aquecer antes da partida, trocar palavras com outros Famalicenses que também por lá estavam. e muitos amigos e conhecidos de outros campeonatos.

Dada a partida rapidamente se viu quem estava ali para lutar pelos lugares de pódio. Posicionei-me bem, muito embora com algum receio que os 100km do dia anterior fossem atrapalhar, mas consegui seguir na frente e no primeiro abastecimento já era o líder da minha categoria e seguia na companhia do meu amigo Melo que venceu em Elites na prova anterior. Ao km 22 tive um furo, parei, tentei encher o pneu com CO2 16gr, mas não foi o suficiente e resolvi voltar atrás até ao abastecimento para reparar devidamente o problema já que o meu staff :) ainda estava por lá. O pior mesmo, foi ter de voltar a fazer uma subida em sentido contrário e com o pneu em baixo...muito em baixo.
Resolvido o problema foi prego a fundo para tentar recuperar algumas posições pois não sabia quantos atletas me tinham passado mas sabia que seriam muitos. Ainda tive um pequeno engano mas nada parecido com o tempo que perdi no furo.
Fisicamente sentia-me bem e foi carregar nos cranks percurso fora até à meta. E que belo percurso! 
Cheguei à meta na queima em 4º lugar a 4 segundos do pódio. Faltou um bocadinho assim...
Parabéns a todos pelos resultados.

Cada vez estou mais fascinado pela qualidade e beleza dos trilhos desta zona. Isto sim é puro BTT.

A organização esteve impecável e sempre muito atenciosa. E o almoço por uns meros 5€ muito bem servido e também muito saboroso.










Tomatubikers Coutauto Reparação de Automóveis, Lda. Decorati Moveis Dom Villas Pastelaria DesejosCMRFC - Centro de Massagens e Reabilitação Física de Cavalões ORLY cabeleireiro FAMABIKE MCSDESIGN Casa Fontes Patrícia Santos Fotografia Termas Caldas da Saúde Compressport Portugal Girassol Ginásio Bvfamalicão Zipvit Portugal BBB Cycling Scott Portugal Maxxis Tires

sábado, 25 de abril de 2015

Casa Fontes! 25/05/2015

Casa Fontes! 

De novo, por cá, mas com companhia além da Sofia!
Chegamos na sexta-feira à noitinha, foi guardar o carro e caminha ;)  desta vez estamos instalados no segundo piso no bonito quarto nº 12.

Hoje sábado, ficou programado treino de estrada com o meu amigo Pedro Nogueira que chegou de manhã mais a Dalila que também ficarão cá instalados para o fim de semana. Mas mais dois casais de amigos também por cá já apareceram, Sisenando e namorada, Elisabete e Francisco.
O tempo por aqui é que não está lá muito agradável... mas acreditem com chuva ou com Sol tem o seu encanto... 

O treino ou melhor o empeno, que o meu amigo me pregou, foi por um percurso que já fiz por aqui com a duração de 3h:30 cm cerca de 100km. 

Fomos em  direcção a Chaves. A maior dificuldade até Chaves foi uma subida logo a seguir a Vidago com cerca de 2km. Chegando a Chaves fomos em direcção a Valpaços com uma subida de cerca de 10km, com inclinação média de 4/5% com alguma chuva à mistura para ajudar.
Depois de chegarmos ao alto, foi rolar e descer até Valpaços com um valente chuveiro puxado a vento a bater na cara. De Valpaços até Carrazedo foi sempre a subir, cerca de 10km, que exigiu algum sacrifício não existisse mesmo a meio da subida o Altar dos Sacrifícios. De Carrazedo até ao alto da bela Serra da Padrela  que chegou aos 1.090 m (+/-) de elevação com uma subida puxada de 7km. Depois foi descer até Vila Pouca e em modo de recuperação até Pedras Salgadas.
Agora é recuperar e usufruir das boas condições e conforto que a Casa Fontes nos proporciona porque amanhã há mais.
Fiquem com as imagens ;)

Magnifico quarto nº12
Pequeno-almoço é do melhor, tudo o que precisas,  a compota de morango é qualquer coisa....
de saída para o treino
início de uma das subida para a serra da Padrela




Este foi o percurso ;)




Mais uma vez agradecimento especial Casa Fontes


domingo, 12 de abril de 2015

Maratona de Chaves - Taça XCM ARCVR - 12/04/2015

Quando se fecha uma porta abra-se sempre um janela. Há males que vem por bem :) "Impedido" de pontuar na Taça do Minho, por razões de "emenda" ou "políticas", (questões que interfere com o meu clube) rumei até Chaves para fazer uma maratona também federada, com a presença de muitos  atletas da vizinha Espanha.

Alinharam cerca de 500 atletas à partida numa prova com aproximadamente 65km de pura dureza de serra. 

Em termos de qualidade de trilhos, os Trás os Montes são, sem dúvida alguma, um dos locais privilegiados em Portugal para fazer provas de longa distância.
Em termos organizativos tudo correu pelo melhor e o facto de disponibilizarem o track GPS antes da prova é, na minha opinião, uma mais valia.

A prova pessoalmente não sei se me correu bem ou mal, ou melhor, se tive sorte ou se tive azar. Uma aparatosa queda, outra vez, fez-me ter de voltar atrás no percurso para ter assistência, no momento em que liderava a prova no meu escalão, sensivelmente ao km 29. Depois do problema resolvido, dentro do possível, corri atrás do prejuízo e foi dar tudo para tentar alcançar os atletas que entretanto tinham passado enquanto estive parado.

Uma coisa é certa desfrutei ao máximo destes trilhos e paisagens.
No final ainda deu para subir ao pódio em 2º lugar.

Houve um senão no meio disto tudo! Quem aguenta a dieta nestes banquetes que as estas organizações disponibilizam? Ninguém! Que prejuízo... 

Agora com a Taça do Minho posta de lado, prevejo que virei cá acima mais vezes. O quartel general na Casa Fontes permitirá ficar bem localizado para qualquer uma destas provas.
A bike escolhida foi a Spark, que foi uma excelente escolha, equipado com uns  IKON TR EXO a trás, que rolam que é uma maravilha, uma boa opção para terrenos secos e os Ardente Race Tr (frente) ambos MAXXIS, uma combinação perfeita. 


Mas para a semana há mais, Taça de Portugal XCM Mortágua 













Mais medalhas, não foram só as do resultado :)


Pódio Master- 2º

uma pequena amostra; isto foi as entradas e a sobremesa....


Claro que isto só é possível e ao qual agradeço;

sábado, 11 de abril de 2015

Casa Fontes - Pedras Salgadas!

Estamos de novo na Casa Fontes em Pedras Salgadas. Porquê voltar, de novo?
Aqui é que se está bem e porque ainda há muito para ver e descobrir.
"Terra Quente"
Terra que nos aquece a alma e o coração 
Terra de gente simples e humilde
Terra de trilhos soberbos para os amantes das duas rodas
Terra de Montanhas e Paisagens "fabulásticas" 
Terra que nos recebe com carinho
Terra que se come bem
Terra de ar puro
Porquê voltar?!
Dia 24/25/26 estamos cá de novo, porque muito mais ainda há para ver.
Obrigado Casa Fontes, aqui é que se está bem.

Na Casa Fontes cada quarto é mais bonito que o outro. Este é o número 3.
O meu equipamento 2015. Carrego-os ao peito ;)
Mais uma especialidade da Casa Fontes, Tarte de Queijo.
Pneus a estrear - IKON TR Exo Maxxis
A minha suplementação para o treino de hoje: 2 ZV7 + 1 ZV0 + sais ZV2
Encontro imediato. Eu fui o invasor ;)
Quando cá vierem digam, eu sei onde se como bem ;) 
Caseirinho é que é bom...

sábado, 4 de abril de 2015

Raid Isabelinha BTT - 04/04/2015

Aproveitando um evento aqui perto de casa 9º ISABELINHA BTT decidido esta semana em participar, mesmo sabendo que as forças estão a faltar devido à sobrecarga de treinos. Fomos à luta para ver o "estado".

A bike escolhida foi a Scott Scale, a conselho da minha amiga Daniela Gago.

Um percurso de 45km, subidas curtas, single-tracks a subir e a descer, uma pista de DH ao km 40, tudo como eu gosto.

Acabou por ser um bom treino, intenso, explosivo e para apurar a técnica.
Foi pena a muita gente que se perdeu (pessoalmente tive vários enganos) e a falta de ética desportiva de algumas pessoas. As marcações é que ficaram um bocadinho a desejar, acontece...

Mas fiquei satisfeito pelo carinho e incentivos dos muitos amigos ao longo do percurso. Contente com o resultado da minha colega Daniela, parabéns, a presença do meu Coach e a Mónica presidente dos Tomatubikers.

E obrigado a dois amigos que dispensaram dois dos seus géis pois esqueci-me do meu abastecimento em casa, Nelson e Marco.


Ah, quanto ao meu resultado 4º lugar à Geral.








Tomatubikers Coutauto Reparação de Automóveis, Lda. Decorati Moveis Dom Villas Pastelaria DesejosCMRFC - Centro de Massagens e Reabilitação Física de Cavalões ORLY cabeleireiro d homens FAMABIKE MCSDESIGN Casa Fontes Patrícia Santos Fotografia Termas Caldas da Saúde Compressport Portugal Girassol Ginásio Bvfamalicão Zipvit Portugal BBB Cycling Scott Portugal Maxxis Tires