segunda-feira, 24 de março de 2014

Maratona do Centro - XCM Taça de Portugal - Batalha - 23/03/2014

Já dizia o ditado popular "... em pedra dura tanto bate até que fura".


 Depois de um mau arranque... numa altura em que já estava a colocar-me bem na corrida... um furo, derivado à imensa pedra existente nesta maratona e que me levou a demorar um bom tempo a reparar o mesmo. Uma botija de co2, não chega para encher um pneu de roda29, só resolvi completamente o problema com a chegada ao abastecimento da ZA2.

A partir daí foi tentar recuperar o melhor possível, o que não foi nada fácil no meio de 120 master A e dos imensos atletas que estiveram presentes nesta primeira prova da Taça de Portugal na Batalha.
Ficaram para trás 96km em 4h39.

Agradeço a todos quantos disponibilizaram as fotos.







Mas não só de prova se fez este fim-de-semana, aproveitamos também para visitar o belo Mosteiro da Batalha.

Os meus sponsors:
TOMATUBIKERS, Padaria Desejos, VRC Warehouse Technologies, FAMABIKE, Intermarché, Cosmocar, Dom Villas, MCSdesign, Orly cabeleireiros de homens, Restaurante Dragão, CMRFC, Termas Caldas da Saúde, ZIPVIT, BBB, Compressport Portugal, Michelin, SCOTT, Centro Girassol, Edfoli.

Fotos:
Fernando Vaz
Ass. MozinhoAventura
Leonel Alves
Pedro Carmo
Carlos Vitorino
Carlos Venceslau
Noticias BTT/Ciclismo
Noticias BTT/Ciclismo
Vasconha BTT
Vasco Caetano
Nuno Urbano
Ruben Dionisio
Rita Bibi
João Ferraz
Ernesto Oliveira

domingo, 16 de março de 2014

Maratona Sandim - XCM Reg. Porto - 16/03/2014

Março, um mês muito intenso! Provas e mais provas, treinos e mais treinos. Os resultados estão a ser bastante bons. Embora continue a não ser o mais importante, é realmente muito compensador ver o resultado de tantas horas dedicadas à bicicleta.
 
Sandim - Gaia é sempre uma zona dura, muita pedra e basicamente muito sobe e desce.
Foi um bom início para a Taça do Porto, a prova esteve organizada, muito bem marcada e sinalizada, zonas muitos bonitas, belas zonas sobre o Douro, fantásticos single tracks, muito bom.
 
Desde o início da partida que fiquei bem colocado, fiz a prova sempre em primeiro do meu escalão e acabei por vencer em Vet. A e bem classificado à geral.
 
Levei um excelente staff de amigos (Francisco & Elisabete) e a eles dedico esta vitória, assim como à Sofia que de resto me acompanha sempre.
 
Muitos são os que contribuem, para além de mim, para este bom começo de época. Trabalhei para reunir bons apoios e rodeei-me dos melhores e isso é meio caminho andado.
Ainda ontem, no último treino antes de prova, rasguei o pneu, mas mais uma vez a FAMABIKE não me deixou ficar na mão, prontamente encontramos uma solução. E é isto sim que faz a diferença. O Sr. António esteve como sempre impecável e atencioso, confio nele cegamente porque conhece melhor a minha bicicleta do que eu próprio.
 
Os meus sponsors:
TOMATUBIKERS, Padaria Desejos, VRC Warehouse Technologies, FAMABIKE, Intermarché, Cosmocar, Dom Villas, MCSdesign, Orly cabeleireiros de homens, Restaurante Dragão, CMRFC, Termas Caldas da Saúde, ZIPVIT, BBB, Compressport Portugal, Michelin, SCOTT, Centro Girassol, Edfoli.



 


 

 
 
Fotos:


segunda-feira, 10 de março de 2014

2º Passeio BTT Feminino - Famalicão - 09/03/2014

A minha equipa, os TOMATUBIKERS, organizaram este fim-de-semana o segundo passeio de BTT Feminino.
Mais de 200 senhoras juntaram-se neste dia ensolarado e percorreram as ruas e os magníficos trilhos de Famalicão.
O público também aderiu em massa e foram muitos os que não quiseram perder este momento único de azafama feminina.
Elas tiveram direito a tudo, aula de Zumba no início como forma de aquecimento, sorteio de prémios, brindes, provas de vinhos (Licor Nacional), aulas de alongamento no final, bolos, fruas, bebidas, muitas fotos e muita festa.
 
As fotografias falam por si.
 
 

























Reportagem video: FamaTV

sábado, 8 de março de 2014

Maratona de Fafe - XCM Reg. Minho - 08/03/2014

Às 9h da manhã estavam já 20 graus! O tão desejado bom tempo apareceu e em força.
 
A maratona Lameirinha, a primeira prova do Campeonato Regional do Minho inserida no Fafe Show Bike, foi para mim uma agradável surpresa. Uma maratona bem organizada, e com magnificas paisagens. Fiquei surpreendido com as zonas de rara beleza no envolvente da Barragem da Queimadela, a zona junto às eólicas perto de Santana, e muito percurso coincidente com o Rally de Fafe.
 
Foi uma maratona muito participada com grandes nomes do Campeonato Nacional o que veio a engrandecer ainda mais esta prova.
 
Esta como é a primeira prova do campeonato há sempre muita expectativa, novos atletas, a avaliação física em competição de cada um, novas movimentações nas equipas, alterações tácticas, etc.
 
Parti expectante com a minha reação ao arranque, esta tem sido uma fase importante de treinos e isso acaba por se refletir para o bem e para o mal no estado físico. O meu objectivo foi sempre ir gerindo o meu andamento em prova de acordo com as sensações e também com o desenrolar dos outros colegas.
Desde o início, consegui colocar-me bem e numa posição que me permitia ver a corrida. Rapidamente, e logo na primeira longa subida, pensei estar isolado com o colega Carlos Rocha, que ficou com problemas mecânicos e segui sozinho como único Vet. A num grupo de elites.
Geri a corrida a partir daí como suposto líder do meu escalão, puro engano. Quando cheguei à meta verifiquei que já tinha chegado um outro e recente Vet. A, que no ano passado correu como Elite, o Bino Soro.  Não quer dizer que o resultado tivesse sido outro, mas a minha gestão da corrida de certeza que teria sido diferente. Foi ainda assim um bom resultado.
 
Aproveitei para experimentar o meu novíssimo pneu da Michelin. Ainda em fase de teste mas para já muito satisfeito com a sua capacidade de tração em curva e transmitiu-me muita segurança nas descidas.
 
 





 

Agradecimento aos meus sponsors:
TOMATUBIKERS, Padaria Desejos, VRC Warehouse Technologies, FAMABIKE, Intermarché, Cosmocar, Dom Villas, MCSdesign, Orly cabeleireiros de homens, Restaurante Dragão, CMRFC, Termas Caldas da Saúde, ZIPVIT, BBB, Compressport Portugal, Michelin, SCOTT, Centro Girassol, Edfoli.

Fotos:
Eduardo Campos

domingo, 2 de março de 2014

Duatlo de Famalicão - 02/03/2014

Esta foi a 4ª edição do Duatlo de Famalicão e foi também a minha 4ª participação junto com o Ricardo Vale.
Acho que já fazemos parte da "mobília", muito embora estivéssemos na incerteza de participar até aos últimos dias devido a outros compromissos de competição.
 
Cerca de 1.000 participantes, fizeram a festa neste evento de referência., com a organização impar dos Amigos do Pedal. Muito público a assistir, muitos fotógrafos que nos captaram em magníficas fotografias, muito carinho, muito incentivo, muitos amigos, tudo muito bom, menos o tempo...
 
O tempo esteve muito chato aqui em Famalicão, um céu cinzento, uma chuva miudinha e constante, e o terreno com toda esta chuva não era o melhor, muito duro, muita lama o que dificultou e muito o circuito de Btt composto por 20km.
A dureza destes 20km levou a um desgaste físico igual ao de algumas maratonas que já fiz.
A parte de corrida, que se fez no nosso belo Parque da Devesa, esteve bem melhor pesou no entanto o frio e o vento, que acompanharam os 5km iniciais e os 2,5 finais que o Ricardo cumpriu.
 
Quanto ao desempenho da nossa dupla, as coisas correram bem. Na parte de corrida inicial o Ricardo chegou com uns 10 segundos de avanço, a transição correu bem, fui o primeiro a sair do parque mas já com várias equipa a efectuar também a transição.
No início do BTT consegui aumentar a diferença de tempo para a equipa perseguidora, não é nada fácil ser o primeiro da corrida porque o ritmo é aquele que imprimimos sem termos qualquer referência.
Logo na entrada do primeiro single-track sofri uma queda, sensívemente ao km 6, que fez com que fosse apanhado e ultrapassado pelo companheiro que vinha atrás. A parti daí e depois de o alcançar foi seguir ora um na frente ora o outro, acabamos por ir gerindo os dois.
Entramos na parque de transição juntos e mais uma vez eu e o Ricardo fizemos uma rápida transição, afinal já são 4 anos em dupla, e o Ricardo seguiu para a última fase da corrida com algum avanço que lhe permitiu fazer os útimos 2,5 km controladamente.
 
Saímos vitoriosos, pelo 4º ano consecutivo, em duplas de estafetas. Como alguém nos disse ontem " Para vos vencerem não chega ser só bom na corrida ou só bom no BTT, têm de ser os melhores nos dos segmentos. Senão não vai ser fácil..."
 
 
 
1ª transição corrida/BTT
 
Single track logo após a minha queda
 
 
 
Imensas pessoas a assistir, mesmo com o mau tempo.
 
 
 
Foto Dino Lima
A minha equipa, TOMATUBIKERS, também esteve presente com muitos atletas, fotógrafos, staff de apoio, etc. Fizemos vários pódios e mesmo os colegas de lazer fizeram excelentes desempenhos, ultrapassaram obstáculos e não deixaram de participar.

Agradeço a todos os amigos e familiares que me foram apoiar e incentivar. Aos colegas que no meio da lama que na sua dificuldade não deixaram de tentar facilitar-me a passagem e ao mesmo tempo darem uma palavra de incentivo - vocês são enormes! Obrigado!

Agradecimento aos meus sponsors:
TOMATUBIKERS, Padaria Desejos, VRC Warehouse Technologies, FAMABIKE, Intermarché, Cosmocar, Dom Villas, MCSdesign, Orly cabeleireiros de homens, Restaurante Dragão, CMRFC, Termas Caldas da Saúde, ZIPVIT, BBB, Compressport Portugal, Michelin, SCOTT, Centro Girassol, Edfoli.

Fotos:
Sofia Brito
Sofia Brito II
Sofia Brito III
TOMATUBIKERS
TOMATUBIKERS I
TOMATUBIKERS II
António Freitas
Pedalafundo
Pedalafundo II
Dino Lima
Francelino Fernandes
Daniela Torres Fotografia
Paulo Magalhães I
Paulo Magalhães II
Paulo Magalhães III
Angelo Ribeiro
Nuno Faria
Nuno Faria II
Gabriel Lucas
BTT Calendário
Desporto Ri I
Desporto Ri II
Desporto Ri III
Desporto Ri IV
Desporto Ri V
Desporto Ri VI
Mestre Jingas I
Mestre Jingas II
Mestre Jingas III
Rui Teixeira

Rescaldo 2013: http://filipebrito.blogspot.pt/2013/03/duatlo-de-famalicao-03032013.html
Rescaldo 2012: http://filipebrito.blogspot.pt/2012/03/2-duatlo-de-famalicao18032012.html
Rescaldo 2011: http://filipebrito.blogspot.pt/2011/03/1-duatlo-famalicao-260311.html