quarta-feira, 24 de abril de 2013

XCM Taça de Portugal - Maratona de Alte - 28/04/2013

A Maratona de 2013 terá uma saída bastante diferente. O percurso, depois de passar a Fonte Pequena, a igreja matriz e circundar a aldeia de Alte, segue plano para a Nave dos Cordeiros, iniciando depois a súbida para a aldeia abandonada da Rocha Amarela, descendo depois para os rápidos e sinuosos trilhos da várzea de Paderne.
O serpentear do percurso, por trilhos do barrocal, ladeados de vegetação mediterrânica e por inúmeros pomares de citrinos, nesta fase inicial do passeio, proporciona sempre muito prazer. O percurso segue depois a subir para o Cerro Grandeonde as vistas são espectaculares, em pleno barrocal, com o mar a sul e o magnífica serra algarvia como pano de fundo a norte, fabuloso
. A descida do Cerro Grande é curta mas acentuada e sinuosa, apresentando alguns rasgos que recomendam muita prudência. Ao Km 18 surge a primeira incursão no barrocal profundo e ainda completamente inabitado, onde os cheiros do mato imperam.

A 1.ª ZA suge ao Km 26 junto ao Parragil. Depois da ZA sobe-se para o Monte Seco. A descida que se segue é extensa, por vezes acentuada, mas muito muito divertida. Esta descida conduz o percurso até ao magnífico vale e inigualável single track junto da ribeira de Algibre, o vale tem cerca de 8 Km, sendo 4 destes feitos em single tracks absolutamente deslumbrantes. Estas veredas são muito sinuosas e técnicamente exigentes.

A maratona segue depois a subir para o Estiveira, desce novamente para a zona plana da Nave dos Cordeiros e sobe de novo até à aldeia de Benafim, onde se encontra a 2.ª ZA (Km 46). A maratona segue depois para a Rocha da Pena, fazendo antes outra incursão pelo barrocal profundo, num troço de 4km com muita pedra a exigir de novo muito trabalho técnico. Aqui a prudência e a pericia de condução poderão evitar alguns furos.
As vistas a Norte sobre a Rocha da Pena são soberbas. A rampa de acesso à Rocha da Pena é curta mas muito inclinada.
 
A descida até à Brazieira antecede a principal dificuldade da maratona que é a subida para o alto do Malhão já em plena serra algarvia - local da mítica chegada da Volta ao Algarve em Bicicleta, onde as largas vistas sobre a serra do Caldeirão e sobre a rocha dos Soídos, assim como a tipica aldeia do Malhão com os seus antigos palheiros circulares, construidos em pedra, valem bem o esforço. Desce-se depois para vale da ribeira de arade, sobe-se para o cerro do Sobradinho (Km 66) e desce-se para a aldeia do Sobradinho para a 3.ª ZA (km 70).

Recuperadas as forças a maratona segue para o pico do cerro do Azinhal, são 2 rampas curtas mas muito dificies. O esforço é de certeza compensado pela vista 360º que o cerro do azinhal oferece, a vista até à Serra de Monchique é deslumbrante. A maratona desce depois para Sarnadas, segue para a Quinta do Freixo e sobe pela última vez ao cerro do Passul.Segue-se depois a descer para os merecidos aplausos até ao magnífico espaço de lazer da Fonte Grande, onde se encontra a chegada. A nascente de água da fonte e a piscina natural que forma são o garante de um refrescante convívio, nessa época primaveril, no final da Maratona.

by BTTAlte

Caracteristicas Técnicas
- 87 Km de extensão
- Acumulado subidas 2.171 metros
- Duração aprox. 4h45.- Nível técnico: 4(5)- Nível físico: 4(5)


Fotos:
Onebike

domingo, 14 de abril de 2013

XCM Taça de Portugal - 5ª Maratona de Mêda - 14/04/2013

Mais um ano por terras de Mêda, mais uma fantástica maratona. O sol apareceu com toda a força e chegou a rondar os 30º.
 
Os 91km de prova foram bastantes exigentes fisicamente, principalmente devido ao calor e trouxe algumas dificuldades a alguns colegas.
 
O percurso, como sempre, muito bem delineado, com a preocupação de percorrer locais lindíssimos e com interesse histórico, que nos permitem passar em aldeias totalmente recuperadas com boa capacidade de turismo rural e que são um encanto.
Com passagens pela aldeia Medieval de Casteição, pelo parque arqueológico do Vale do Mouro - Coriscada e pelo já habitual Castelo de Marialva, e muitas outras...

Desde cedo optei por uma gestão cuidadosa, já pensando no calor tentando manter-me sempre devidamente hidratado para me permitir chegar à mítica última subida em boas condições porque é um dos locais, já nos kms finais onde se decidem lugar para melhor ou pior.
 
Ter previamente feito o trabalho de casa, a reconhecer a última subida, certamente teria ajudado numa gestão diferente da subida e poderia ter recuperado ainda mais lugares. No entanto cheguei ao final satisfeito e com perspectivas de que ainda poderei fazer melhor.

Edição 2012: http://filipebrito.blogspot.pt/2012/05/xcm-taca-de-portugal-meda-13052012.html

Edição 2011: http://filipebrito.blogspot.pt/2012/05/xcm-taca-de-portugal-meda-13052012.html


FOTOS
MAIS FOTOS

Agradeço a todos os que me apoiam:
TOMATUBIKERS/Padaria Desejos/Famabike/Coutauto/Orly cabeleireiros de homens/Frutas Sãozinha/Restaurante Dragão/MCSdesign/CMRFC/Caldas da Saúde – Termas, SPA e Health Club/Lavandarias Paulinha/Marrakech, bar/Têxteis-lar Campinhos/Edfoli têxteis-lar/Pacto/Scott/Nutrisport/Município de Famalicão

sábado, 6 de abril de 2013

XCM Taça Regional do Minho/Raid do Facho - Roriz - 07/04/2013

E a chuva que não nos larga...já não me lembro de uma prova sem chuva, frio e lama

Em Roriz Barcelos disputou-se, hoje, a primeira prova da Taça Regional do Minho de Maratonas, num percurso com 67km muito técnico.




Embora ainda sinta que não me encontro, ainda, nas melhores condições físicas, de vez em quando as mazelas fazem-se sentir, principalmente em dias frios, com muita pedra e com muitas mudanças de ritmo.
As partidas foram efectuadas por escalões, depois de sairem os elites masculinos, saíram as femininas e depois dispararam os master A.
Desde cedo, mantive-me nos lugares da frente, e quase toda a prova foi efectuada na companhia do meu colega Carlos, ora um à frente ora o outro, acabando, no final, por ser ele o mais feliz.


 
Várias vezes nos enganamos no percurso mas, ainda assim, fomos fazendo a diferença. E ainda bem, porque se não fosse o adianto que levávamos, teria perdido o lugar porque antes do último cume, fiquei só, por ter ficado preso com o guiador extra largo (740mm), entre os eucaliptos num single-track.
Perdi aí o colega e logo à frente, na tentativa de o alcançar, falhei uma fita acabando por me perder numa zona rápida. Voltei para trás na subida, e só me apercebi que já estava a fazer novamente o percurso mas em sentido contrário, quando me apareceram de frente alguns colegas.
Cortei a meta em segundo e com cerca de 5 minutos de tempo perdido.
Foi uma boa prova, o percurso embora não fosse ao meu jeito estava agradável e se estivesse bom tempo teria sido muito bonito. Sugeria nas zonas mais rápidas a colação de placas de sinalização, mas de resto notava-se o cuidado da organização. Parabéns a todos!
 
E porque sem eles era tudo mais dificil obrigado; à equipa e  patrocinadores: Padaria Desejos; Famabike; Coutauto; Orly cabeleireiros de homens; Frutas Sãozinha; Restaurante Dragão; MCSdesign; CMRFC; Caldas da Saúde – Termas, SPA e Health Club; Lavandarias Paulinha; Marrakech, bar; Têxteis-lar Campinhos; Edfoli têxteis-lar; Pacto; Scott e Município de Famalicão


Foi um bonito dejá vu do Campeonato do Minho no Gerês
http://filipebrito.blogspot.pt/2012/10/xcm-campeonato-reg-do-minho-geres-071012.html


FOTOS
Sofia Brito
Rorizbtt Acrr

Rui Jorge Fotografia
Eduardo Morgado
Eduardo Campos 1
Eduardo Campos 2
Eduardo Campos 3
Eduardo Campos 4
Eduardo Campos 5
Eduardo Campos 6
Eduardo Campos 7
Eduardo Campos 8
Eduardo Campos 9
Edurado Campos 10
Eduardo Campos 11
Eduardo Campos 12
Eduardo Campos 14
Eduardo Campos 15
Eduardo Campos 16
Eduardo Campos 17
Mario João Vale
Gabriel Lucas