segunda-feira, 11 de junho de 2012

XCM Taça de Portugal Manteigas - 10/06/2012

Ficamos instalados em Belmonte: "Belmonte e a vizinha Covilhã, apesar de situados no interior de Portugal estão conotados como poucas regiões portuguesas com os Descobrimentos marítimos Portugueses. Entre as curiosidades que permeiam a história da vila está o facto de que o descobridor do Brasil, o navegador Pedro Álvares Cabral, ter nascido em Belmonte."

O Castelo de Belmonte em posição dominante sobre uma elevação à margem esquerda do rio Zêzere, na região da serra da Estrela.

A 5ª prova da Taça de Portugal XCM decorreu na vila de Manteigas que fica em plena Serra da Estrela, a mais elevada de Portugal continental e rodeada por fantásticas paisagens, situada no vale glaciar do Zêzere.

O percurso de cerca de mais de 80 km percorreu vários trilhos já conhecidos das edições de anos anteriores, o Vale Glaciar, Sameiro, Vale da Amoreira, o Poço do Inferno e as Penhas Douradas com a enorme última subida do percurso. A chegada a Manteigas foi pela já conhecida Calçada Romana, descendo continuamente desde a Pousada de S. Lourenço, local onde habitualmente, e em sentido contrário, fazem o Campeonato Nacional de Rampa, e que também eu preferia que fosse a subir!

Este ano esta prova correu-me melhor que o ano passado, no entanto apesar de ter estado bem nas subidas, faltou-me o tal "kit de unhas" nas vertiginosas descidas que impuseram muito respeito! Várias imagens me vieram à cabeça naquelas descidas o que também me inibiu, mesmo assim não me livrei de alguns sustos...
















Esta foi mais uma maratona de roda 29'' powered by FAMABIKE.
Agradeço ao BTT SEIA pelas fotos.
Obrigado à FAMABIKE e ao meu clube ASC - Bikezone, pelo apoio, bem como a todos os colegas pelos momentos bem passados.
Um abraço.
FB

As fotos da  Sofia serão disponibilizadas em breve aqui.
Fotos by Vasco Caetano

Sem comentários:

Enviar um comentário