sábado, 10 de março de 2012

Trilhos dos Moinhos - Barcelos - 10/03/2012

Num autêntico dia de primavera, rumei a Barcelos para a participação nos Trilhos dos Moinhos, com mais de 1000 participantes.
A organização a cargo dos Amigos da Montanha, esteve, como já vem sendo hábito, irrepreensível.

Um percurso com 48km que concluí em 2 horas, a parte inicial foi percorrida em estrada para dispersar os cerca de 1200 betetistas e que resultou, e permitiu aqueles que não se conseguiram posicionar da melhor forma na linha de meta procurarem assim o seu espaço junto ao pelotão da frente.

Todo o percurso esteve bem marcado e sinalizado, subidas duras mas ultrapassáveis, descidas interessantes, um percurso para agradar a gregos e a troianos.

Dos moinhos só consegui ver um, o primeiro, ou não me apercebi dos restantes ou então já lá não estavam quando passei...lol

A partida foi no Estádio mas a chegada foi no centro da cidade com todo o aparato já costume na maratona dos 5 Cumes, que este ano volta a fazer parte do calendário nacional da Taça XCM.

Depois de na última vez ter tido problemas mecânicos com a Scott Expert 29', desta vez tudo correu bem e permitiu-me fazer uma análise real do seu desempenho em relação à 26'.

Esta bicicleta é uma devoradora de km, rolar e descer é com ela e por isso na minha opinião só faz sentido em percursos com bastantes km e rolantes q.b. Tem vantagens nas subidas com pedras mas é sobretudo necessário estar bem fisicamente para utilizar uma roda 29.
Nas situações de pára arranca é uma consumidora de energia, exigindo o dobro do esforço na pedalada para se ter a vantagem em relação à roda 26.

O investimento numa roda 29 poderá justificar-se se a vamos utilizar em maratonas, percursos extensos ou se temos uma bicicleta roda 26 em casa, para podermos optar mediante cada prova ou passeio.
Descer numa 29' é uma loucura, adrenalina total sem percepção da velocidade que se consegue atingir, não há pedra, regos e obstáculos que não se ultrapassem.

Numa subida com os mesmos obstáculos a facilidade é a mesma em ultrapassar os obstáculos mas o desgaste físico é tremendo, foi com esta sensação que fiquei.

Psicologicamente, também é necessário efectuar algumas alterações, porque esta bicicleta é completamente diferente e não nos podemos deixar levar pelas estratégias usadas quando pilotamos uma roda 26, mas aqui já estamos a entrar no campo estratega da competição.

Quem quiser desfrutar de um percurso entre amigos e divertir-se com uma bicicleta será melhor optar pela roda 26. No entanto,

Depois de tudo isto, chego à conclusão que a opção terá de ser de cada um, saber quais são os seus objectivos, experimentar ambas as bicicletas e optarem pela sua própria cabeça. Eu já fiz a minha opção ;)



Alinhamento na partida, os colegas da Fac/Soniturismo a delinear estratégias

Ao km 15

Na última subida em Sequeade

À chegada e no controlo.

Na zona de entrevistas rápidas :)

Eu e os meus amigos Nelson e Tiago Sousa

Eu e o Francisco Machado



Scott Expert 29, gentilmente cedida pela Famabike para este Teste Drive.
Passem lá e façam também o vosso.

Agradeço a quem disponibilizou as fotos.
As fotos da Sofia aqui

2 comentários:

  1. Obrigado por partilhar a sua análise,ando um bocado indeciso, já experimentei a bike roda 29 mas fiquei na incerteza.
    Nas próxima maratonas talvez vá de roda 29 ;)

    Um abraço,
    Gonçalves

    ResponderEliminar
  2. Boas Brito,

    Passei por ti hoje durante o treino mas no sentido contrário. A roda hoje era mais fina.
    Abraço e parabéns pelos resultados e humildade.

    ResponderEliminar